III Festival de Cantatas às Estrelas...

03-02-2014 14:41

No dia 2 de fevereiro, a Igreja Católica comemora a apresentação de Jesus. Nesta data, celebramos o dia de Nossa Senhora, com o título de Nossa Senhora das Candeias, da Estrela, da Luz, da Apresentação, da Guia, entre outros.

Na freguesia da Candelária do Pico, venera-se a padroeira Nossa Senhora das Candeias que, na noite anterior ao seu dia, a tradição manda cantar às estrelas e para Maria, sendo ela a Estrela Maior que, de suas mãos, a humanidade pûde conhecer o Salvador, Jesus Menino.

A sagrada escritura, neste dia, fala-nos também do velho Semeao e Ana, profetas que agoiram o fim trágico, mas necessário, para a história da nossa salvação, a morte de Jesus na cruz e o sofrimento de Maria, equiparado a uma lança no peito.

Mas, nesta noite de alegria, a nossa escola respondeu com agrado ao convite do Rev. Pe. André de Resendes, pároco da Candelária, e, com uma cantata, saudamos à Virgem das Candeias.

Cerca de 60 elementos representaram a Escola B/S S. Roque do Pico, alunos, professores e funcionários uniram suas vozes e, mui dignamente, entoaram um hino de louvor à Senhora das Candeias.

Esta atividade, organizada pelo segundo ano consecutivo pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, permitiu aos alunos o contato com uma tradição açoriana, uma herença dos nossos antepassados que é necessária incutir aos nossos alunos para que a promovam e deêm continuidade a esta tão bela tradição.

Como docente da disciplia de EMRC, e em meu nome pessoal, agradeço do fundo do coração toda a colaboração dos alunos, professores e funcionários que participaram, o apoio do Conselho Executivo e um obrigado muito especial ao Irmão João Abreu, Prof. Paulo Freitas e Prof.ª Jesus Machado. MUITO OBRIGADO A TODOS!

O III Festival de Cantatas às Estrelas foi transmitido pela RTP Açores, Antena 1 e Radio Pico e poderá reviver estes momentos pelo site da RTP Açores em https://videos.sapo.pt/NGCQQrZwwYctcpMMUc3j

 

Centeiam astros no céu,

Nesta noite longa e fria.

Sois a Estrela de mais brilho

E nos acenas com alegria

 

Candeias, candeias,

Acesas em minha alma.

Estrela que guia,

Protege e acalma

Fonte de amor,

Raio de luz.

És maravilha,

Aqui nesta ilha.

Mãe do Senhor,

Mostrai-nos Jesus.

 

Nossa escola aqui está

Pra te saudar com louvor.

Pois, sem ti, oh mãe, não há

Quem nos abrace com mais amor

 

Que mais poderemos pedir

Sem ser teu sorriso sem par.

Vamos todos daqui partir,

Na esperança cá voltar.

 

Letra: Jorge Pinheiro Sousa

Música: Jorge P. Sousa e João Abreu

Orquestração: Prof. Paulo Freitas