II Retiro de Jovens... uma benção de Deus

26-01-2014 14:23

«Jesus fala-nos em parábolas» para nos revelar o amor de Deus Pai.

O Mestre dos mestres, muitas vezes, revelava os mistérios do Reino em parábolas diante das multidões, porém, tudo explicava aos seus discípulos, em particular. Esta foi a experiência vivida pelos 47 jovens participantes no II Retiro de Jovens da Ilha do Pico, organizado pela Pastoral Escolar e pela Pastoral Juvenil e Vocacional da ilha do Pico, realizado no Império do Espírito Santo da Companhia de Cima, da Paróquia de S. João do Pico.

Vindos dos três concelhos da ilha, a maioria dos jovens eram alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, acompanhados por uma equipa responsável: Pe. Francisco Rodrigues, Prof. Jorge Sousa, João Abreu, Lisandro Oliveira, Prof. Juliana Machado e Fátima Santos.

O retiro teve início na noite de sexta-feira, dia 24 de janeiro, com o acolhimento, terminado no domingo com a Eucaristia na Igreja Paroquial de S. João, por volta das 15h00.

Este foi um dos momentos mais marcantes e fundamentais do retiro. Alegrias e tristeza, entre risos e lágrimas, testemunhadas pelas grande participação de fiéis nesta eucaristia que maracava o encerramento do retiro.

Estes momentos são garantidamente fundamentais para um encontro fundamental de Deus com cada jovem e um reecontro do jovem com Deus. É necessário «regressar ao Pai» que nos espera, espreitando o momento em que cada um volta ao seu amor, tal como o filho pródigo, bebendo da sua água viva, tal como a Samaritana e deixando a coveniente presença de cristo e que entre na casa do nosso coração, tal como Zaqueu.

Deus concedeu-nos uma folha em branco para que nela pudéssemos fazer um rascunho na sua face com a nossa vida. Muitas das vezes andamos afastados d’Ele e, claramente, o nosso desenho deixa de ter sentido, as linhas ficam todas, as sombras desfocadas e os pormenores indefinidos. Deus concede-nos assim estas oportunidades para emendarmos o rascunho na sua face, para que sejamos nós faces do próprio Cristo presente e que possamos todos testemunhar o amor de Deus nas nossas vidas.

Não podemos deixar passar a ocasião sem deixar de agradecer às volutárias que colaboraram na confeção das refeições, MUITO OBRIGADO! Agradecemos às instituições e organismos que generosamente apoiaram esta atividade: a Irmandade do Espírito Santo da Companhia de Cima da Paróquia de S. João do Pico pela cedência do espaço, a Junta de Freguesia de S. João do Pico, a Casa do Povo de S. João do Pico e Filarmónica Recreio dos Pastores de S. João do Pico pelo transporte até à igreja paroquial e à Câmara Municipal de S. Roque do Pico pelo transporte dos alunos até São João e respetivo regresso.

Finalmente, e não menos importante, um obrigado a todos os que, anonimamente, através das suas orações, ou até da oferta de alguns géneros alimentares, apoiaram esta atividade.

 

Um bem haja a todos, que o Senhor a todos abençoe e recompense.

 

A equipa organizadora