7.º Ano UL1 "No Princípio"
O programa de EMRC do 7.º ano de escolaridade, inicia com a Unidade letiva “No Princípio”.

O grande desafio desta UL, que marca o início de um novo ano e novo ciclo escolar, baseia-se em levar os alunos a questionarem-se sobre a origem, o destino e o sentido do Universo e do ser humano, equacionar respostas adequadas que permitam uma visão coerente do mundo e a articulação dos dados das ciências com a visão cristã da realidade, interpretar textos bíblicos sobre a criação, relacionando o agir humano com o seu fundamento religioso e reconhecendo as suas implicações na vida quotidiana, interpretar e apreciar produções estéticas sobre a bondade criadora de Deus, mobilizar o valor do respeito pela obra da criação na condução de comportamentos em situações vitais do quotidiano.
Uma das primeiras afirmações dos alunos sobre a origem do Universo é que a religião é contra a ciência ou que a ciência é contra a religião, no entanto, com o decorrer as aulas, vamos entendendo que a ciência e a religião complementam-se mutuamente, estando cada uma vocacionadas, embora o fato natural seja o mesmo, a área de estudo desliga-se no que concerne ao que cada uma procura responder: à ciência compete dar a resposta “quando” e “como”. Quanto à religião, é de maior interesse perceber “porquê” e “para quê”.
Através do Livro do Génesis, primeiro livro da Bíblia, segundo as narrações da criação, atenção que este livro não é um livro científico, mas sim escrito num género narrativo mítico, por isso não o podemos ler com olhar técnico, mas sim com um olhar de fé, que nos levam a refletir e entender a finalidade de toda a nossa criação: Deus criou-nos para sermos felizes e construirmos a felicidade.
No decorrer das aulas, os alunos foram convidados a definir a Criação/Natureza numa só palavra, e as características encontradas foram: Vida; Morte; Força; Movimento; Cor; Novidade.
Com estas características, as turmas realizaram uma visita de estudo / passeio pela Vila de São Roque do Pico com a finalidade de fotografarem paisagens, momentos, pormenores da Natureza que vão de encontro com as características que eles próprios definiram.
Depois, na aula, os alunos apresentaram as suas fotos e elegeram a que melhor representa cada tema.


Para finalizar a UL1, foi proposto aos alunos realizarem um trabalho sobre os vários tipos de poluição e o respeito pelos animais e pela natureza. Nas últimas aulas, estivemos a ler artigos sobre os maus tratos à natureza e aos animais e finalizamos com a reflexão do poema "O Cântico das Criaturas" de São Francisco de Assis e aproveitamos para ver e conhecer este grande homem, através do filme "Francesco di Assissi".
