2.º Ano UL1 "Autodomínio"

22-10-2013 20:49

Na Unidade Letiva n.º 1 "Autodomínio" , os alunos do 2.º Ano foram convidados a olharem para si e verem como estão a crescer: já conseguem fazer algumas coisas sem a ajuda dos adultos, embora básicas, mas essenciais e etapas vencidas para quem já tem mais ou menos 7 anos, como por exemplo, atar os atacadores das sapatilhas, tomar banho sozinho, andar de bicicleta, nadar, colaborar nas tarefas domésticas simples, ajudar a cuidar do irmão mais novo, etc.

Este crescimento não se limita apenas a nível físico, mas também intelectual: já conseguem ler palavras e textos, fazer cálculos... Outra perspetiva do crescimento é a consciência, saber o que podemos fazer e está correto ou menos correto, pois, nem tudo o que nos apetece fazer é bom para mim ou para os outros.

Através da aquisição do autodomínio, aperfeiçoo a minha maneira de ser junto dos colegas, no recreio, na família e com todas as pessoas, aprender a respeitar os outros e aquilo que é dos outros, seguindo o exemplo de Jesus que quer que sejamos todos meninos e meninas com um coração grande para amar e generoso para perdoar.

Nas primeiras aulas, os aluno do 2.º A e B realizaram uma ficha de trabalho com várias figuras a desempenhar várias tarefas e os alunos apenas coloriam os desenhos cujas tarefas eles já eram capazes de executar.

Em paralelo, estamos a criar uma fita métrica muito colorida, em papel de cenário. Os alunos vão-se medir e, nuns balões de chamada, irão mencionar as tarefas que já conseguem realizar e as que ainda não são capazes. No final do ano letivo, os alunos irão novamente se medir e vão observar que estão mesmo a crescer em tamanho e que, das tarefas que, até então, ainda não são capazes de realizar, ao longo destes meses, foram ultrapassadas.