I Retiro de Jovens alunos de EMRC foi uma dádiva

20-11-2013 21:45

 

“A Oração é o respirar da fé” foi o grande tema do I Retiro de Jovens, realizado nos dias 16 e 17 de novembro, organizado pela Pastoral Escolar e pela Pastoral Juvenil da Ouvidoria do Pico.

O retiro, que teve lugar na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, contou com a participação de 38 alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica das Escolas B/S de São Roque do Pico, Lajes do Pico e Escola Secundária Manuel de Arriaga da cidade da Horta. Ao mesmo, também se juntou um jovem da Vila da Madalena e de um jovem madeirense, a residir na ilha de S. Miguel, sem esquecer a importante integração do jovem sacerdote Francisco Rodrigues, (pároco em São João e São Caetano) que veio reforçar a presença da Igreja no espaço escolar.

Conhecer mais a pessoa de Jesus e o valor da oração, como forma de diálogo próximo e íntimo com Ele e com o Pai, foi o desafio lançado aos jovens, atiçando à busca de uma fé mais firme, apesar das naturais dúvidas que a juventude suscita.

A Escola é também um espaço de evangelização! É onde os jovens passam grande parte do seu dia e o testemunho da fé deve ser efetivo e imediato quer na mesma, como em qualquer outro lugar. A afirmação no que acreditamos, perante um mundo cada vez mais secularizado, deve ser o rasgar do relativismo e do comodismo e que testemunhos do género “tipo páh, não acredito nestas cenas” dê lugar a testemunhos como “Eu sou um jovem de fé. Eu rezo! Eu acredito!”

Para os docentes da disciplina de EMRC que organizaram este retiro, eventos como este são importantes para marcar a diferença no quotidiano dos nossos jovens que, infelizmente, rendem-se ao mundo das novas tecnologias, como o computador - jogos/internet - e telemóvel.

Levar os jovens à participação nestes retiros, é convidá-los a uma vivência diferente em busca de novos ideais com sentido, a um estilo de vida orante, em busca da santidade. Infelizmente, santidade é um termo que caiu em desuso por parecer algo inatingível e, talvez, desadequado aos dias de hoje, mas não é! Como disse o Beato João Paulo II “Precisamos de santos que usam calças de ganga e ténis, que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos” e estes santos podem ser estes jovens, os nossos alunos, pois os santos também foram jovens como eles, andaram na escola, viveram com as mesmas dúvidas, os mesmos problemas, as mesmas dificuldades, no entanto, seguiram Jesus como ideal de vida, pondo em prática o evangelho que lhes foi apresentado.

Nos dias que correm, é urgente apresentar Jesus à juventude para que eles se sintam atraídos pela Sua pessoa. Se são capazes de “venerar” um Justin Bieber ou um Cristiano Ronaldo, se são capazes de passar horas e horas a olhar para a televisão a ver uma casa que se diz ser dos segredos e que nada tem para lhes ensinar, como é possível não se sentirem cativados pela pessoa de Jesus, filho de Deus, e com uma vida de exemplo?

“Foi a primeira vez que parei na vida para pensar em Jesus” ou “foi bom rezar com todos” foram alguns dos testemunhos dos nossos jovens no final da eucaristia de encerramento, que contou com a presença dos pais e familiares, e que levam a concluir que valeu o esforço da equipa que organizou e o trabalho dos vários colaboradores, tal como diz Jesus “Mais vale um pecador que se arrependa do que 99 justos que não precisam de arrepender-se”(Lc 15:7)

Que a todos o Senhor abençoe.

A equipa organizadora.